top of page

Quem Somos?

  O programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) é vinculado ao Universidade de Araraquara (UNIARA), SMS de Araraquara e faz parte da COREME - Hospital Santa Casa.

 

  A residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC) é considerada hoje padrão ouro na especialização em MFC. Proporciona ao médico residente uma imersão na Atenção Primária à Saúde (APS) sob supervisão presencial de preceptoria capacitada e amplia o olhar crítico do cuidado à saúde pautado nos princípios internacionais da APS e MFC.

 

       No PRMMFC - UNIARA/SMS ARARAQUARA/Santa Casa o médico residente possui contato diário com profissionais capacitados e especialistas em MFC. Todos preceptores nas Unidades de Saúde da Família possuem residência médica em MFC e grande experiência prática. Condutas pautadas em protocolos com nível de evidência científica e embasadas por entidades renomadas (USPSTF, WONCA, CIMF, SBMFC) a fim de cumprir as competências propostas pelo "Currículo Baseado em Competência da SBMFC".

 

  Nosso programa de residência médica funciona através da ótica do ensino centrado no educando. Possui grande carga horária teórica, sempre supervisionada por um médico especialista em MFC. Valoriza métodos ativos de ensino aprendizagem e utiliza literatura atualizada para referenciar o estudo do residente.

 

   O residente tem por obrigação utilizar-se diariamente de tecnologias leves para realizar uma abordagem centrada na pessoa e às famílias que é responsável. Utilizará em sua rotina ferramentas de abordagem familiar e técnicas de trabalho com grupos comunitários semanalmente. Fará atendimentos domiciliares semanalmente e a classificação de risco familiar.

 

      Sua agenda será pautada em atendimentos de uma população definida e obedecerá um acolhimento com classificação de risco individual à demanda espontânea e programada. Os casos deverão ser discutidos com seu preceptor a fim de ampliar a capacidade clínica e resolutividade do médico residente. É´ de fundamental importância o envolvimento do residente com sua equipe de saúde da família. Por isso, o residente é colocado como um membro da equipe tendo voz e voto nas decisões da equipe.

 

    Além das atividades diárias na APS o residente terá oportunidade de passar pelos serviços secundários e terciários de Araraquara. Isso possibilitará um domínio sobre a rede de saúde, maior resolutividade e competência clínica.

bottom of page